terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A croquizeira e o trem


Rubens Nemitz Jr

A croquizeira Giovanna Festa está nítida na excelente fotografia de Rubens Nemitz Jr. Concentrada e imóvel, frente a transitoriedade do movimento do trem/tempo. 

Enquanto o fotógrafo é capaz de registrar diversos segundos da passagem da locomotiva, a croquizeira só é capaz (geralmente) de um único desenho – mas que procura condensar (ou não) todo o período da manhã. 

Depois que o trem/tempo passa, resta o vazio. A locomotiva desaparece. Mas o croquizeiro não. E possuiu agora o desenho – que eu chamo de “uma infinita presença”. (F.V., 18/01/15)

_ _ _ _ _ _ 


Sobre a imagem, o fotógrafo Rubens Nemitz Jr. escreveu:
Essa obra, em especial, foi a que exigiu maior precisão e percepção, e foi a primeira fotografia que fiz no domingo. Quando cheguei no Arquipélago, percebi o som do trem vindo lá dos cafundós. Busquei o melhor local, e fiz da árvore um monopé, necessário para essa longa exposição, a qual, tecnicamente à luz do dia, costuma ser o auge da complexidade (100mm, 1/15seg, f/18, ISO 100) quando não se tem à mão filtros de densidade neutra e outras "tintas para amenizar/ressaltar" foco e movimento. 
Embora a vermelhidão do trem cortando o túnel verde fosse predominante, enxerguei a cena toda em preto e branco; as cores dentro dos tons monocromáticos trouxeram o movimento à tona, dividiram o sol intenso das sombras, e o foco na artista seria meu punctum, receita a qual, aliada a nitidez que eu precisava, me traria a interação da tranquilidade humana presente num croquista, mesmo quando uma máquina mortífera avança correndo pelo metal quente. Foi este o objetivo desta obra, onde o "delicado som do trovão" soma àqueles que buscam utilizar sua luz. 

2 comentários:

  1. Fotográfos e croquiseiros desenham a luz e sua velocidade. Este trem foi uma forte inspiração para todos nós. Parabéns por ambos textos.

    ResponderExcluir
  2. Hoje a tarde, vi esta publicação, e me pus a pensar com maior clareza; busquei uma interpretação mais detalhada e profunda sobre tudo isso. Obviamente, ver a repercussão de um trabalho autoral bem elaborado, cujo resultado salta aos olhos me faz pular de alegria, fato! Mas, não é só isso. O alcance de uma obra, ultrapassando expectativas, é surpreendente. E, neste caso, uma honra incalculável! Seria esta uma simples fotografia jogada na rede social, não fosse o berço de ouro a qual ela nasceu, rodeada de reis magos, e posta no alto, visível, apreciada e somada à notoriedade da opinião de artistas verídicos.
    Só tenho a agradecer a você, Fabiano, e a todos os artistas que apreciam fotografia. Vocês fazem a diferença, saibam! Sou um fotografista privilegiado.

    ResponderExcluir